terça-feira, 14 de abril de 2009

Arte Chinesa


Buscando dar vazão ao meu pensamento fixo na China, estou vivendo um mix de paixão e obsessão por ela. Coisa de amor e ódio, saca?

Pois bem. Neste contexto, desde 2007 ando pesquisando sobre arte chinesa (contemporânea, por supuesto).

Em 2007 fui em uma exposição no
Mumok (Museum Moderner Kunst) em Viena, chamada "China Facing Reality". Lá tive a oportunidade de conhecer nomes como Yue Minjun, Xiang Jing, Zhang Xiaogang, Liu Jianhua, dentre outros.

Yue Minjun (foto acima), em particular, me marcou sobremaneira, porque aquela risada característica de sua arte me fazia rir instantaneamente e me desesperava. Não sei explicar.

-------

Ainda sobre a Revolução Cultural na República Popular da China, buscando alguma imagem que me lembrasse Mao Zedong, me deparei com os "Luo Brothers", três irmãos artistas que fazem coisas maravilhosas, algo como Andy Wharhol asiático e reciclável... expliquei bem? Não? Então procure na internet as imagens e reportagens sobre esses caras. Fan-tás-ti-co!

再見!

Viajante

2 comentários:

Zé Mishima disse...

Muito boas suas dicas.

Viajante disse...

Obrigada, Zé!!!!