segunda-feira, 8 de setembro de 2008

São Luís do Maranhão

Há um tempo atrás eu fui para o Maranhão. A viagem foi curta (de sexta à domingo), porém intensa (e no fundo, é isso que importa).

Tenho um grande amigo de faculdade que é natural de São Luís e, por sinal, utiliza-se da alcunha de "Maranhão" (ou "Maranha", para os íntimos) quando se apresenta para alguém.

Fui recebida com muito carinho, alegria, cerveja gelada e...churrasco de camarão! (não poderia haver melhor recepção para uma viciada no crustáceo).

No sabadão, aproveitando o passeio na cidade velha, um amigo do Maranha, guia turístico profissional, me mostrou algo, no mínimo, curioso...a estátua da Têmis, deusa da justiça, no Tribunal de Justiça daquele Estado.

Na mitologia grega a justiça é representada pela Têmis, deusa que teve uma infância complicada, já com muitas responsabilidades e também sofreu algumas mutações na sua apresentação (antes ela não tinha vendas nos olhos, em muitas fotos e imagens ela aparece em pé, há quem diga que essa mesma deusa, de poder imparcial e feição austera, era ainda vinculada a rituais sexuais).

Enfim...o ponto é que a imagem desta deusa no TJ é um pouco complexa, veja abaixo foto do meu arquivo pessoal:


Deu pra perceber a estranheza?

Se não, vou explicar: a Têmis do MA está sentada (de pernas abertas), sem venda nos olhos (onde é que está a imparcialidade e o conceito de justiça?), olhando para um lado apenas e me parece que não existe equilíbrio na balança. Veja zoom da mesma foto:

Não é simplesmente o máximo??? (se não fosse chocante, obviamente)

Agora comparando essa Têmis do MA, com outras encontradas na internet (eu amo a internet!), veja que tipo de variação do mesmo tema podemos encontrar no mercado:

1. a Têmis anos 50


2. a Têmis de barro

3. a Têmis tatoo selvagem

4. a Têmis safada (essa deve ter nascido no Brasil)

Saudações!

Viajante ;-)

Nenhum comentário: